Letras

          FORMAÇÃO: Licenciatura em Letras – Inglês

           CARGA HORÁRIA: 3.610 horas-aula

           DURAÇÃO: 4 anos (8 semestres letivos)

           MODALIDADE: Presencial

           TURNO: Noturno

           ATO AUTORIZATIVO DO MEC: Portaria nº 207 de 21 de maio de 2024

           Valor de Matrícula: 1.195,00 R$

            Matrícula 50% de DESCONTO, valor: 597,5


           Valor de Mensalidade: 1.160,00 R$

            Mensalidade 25% de DESCONTO, valor: 870,00 R$

          * Mensalidade 30% de DESCONTO,  2 graduação, alunos e familiares do IJSF: 812,00 R$ 

 

Email: letras@faculdadefass.edu.br
Contato: (83) 99693-0163
Coordenador: Esp. Giselle Ribeiro dos Santos Fernandes

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4855260569561385

 

FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO!

Manual do candidato

SOBRE O CURSO:

A Licencitura em Letras-Inglês da FASS pretende formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, com ênfase na língua inglesa, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.

 

O objetivo acima se desdobra nas seguintes intenções:

  • Promover uma conscientização linguística e condições de criticidade, quanto à utilização da língua inglesa, de maneira que o aprendente desenvolva capacidade crítica sobre tudo aquilo que venha a conhecer, quer pela leitura quer pela audição de textos e argumentos que lhe sejam apresentados.

  • Desenvolver novos conhecimentos quanto ao ensino e aprendizagem da língua inglesa e de suas respectivas literaturas.

  • Qualificar docentes da educação básica, na ministração da língua inglesa, bem como das literaturas a ela relacionadas.

  • Proporcionar a oportunidade de o acadêmico integrar a teoria e a prática no transcorrer da sua graduação em Letras - Inglês.

  • Possibilitar ampla visão do saber linguístico, de modo que o egresso do curso possa especializar-se posteriormente em áreas correlatas, tanto em pesquisa em Educação ou Educação Linguística, como na pesquisa em Língua Inglesa e suas literaturas.

  • Promover iniciação científica com acesso pleno a todos os acadêmicos do curso.

  • Desenvolver valores estéticos, políticos e éticos nos futuros profissionais, capazes de orientar pedagogicamente sua práxis, contribuindo para a consolidação de uma educação independente.

  • Permitir ao acadêmico do curso de Letras - Inglês, uma plena e constante relação com as novas tecnologias disponibilizadas nesta tão importante área do conhecimento.

 

Os objetivos do curso de graduação em Letras - Inglês da FASS contemplam um alinhamento pleno entre o que estabelece sua estrutura curricular, o contexto educacional proposto pela instituição, as realidades locais e regionais, bem como as novas tecnologias no campo do conhecimento relacionado ao curso, e ainda o próprio perfil do egresso, conforme se pode ver a seguir.

 

PERFIL DO EGRESSO:

Seguindo as prescrições estabelecidas nas normativas do Ministério da Educação (Parecer CNE/CES nº 492/2001 e Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro 2019), o graduado em Letras, tanto em língua materna quanto em língua estrangeira clássica ou moderna, deverá ser identificado por múltiplas competências e habilidades adquiridas durante sua formação acadêmica convencional, teórica e prática, ou fora dela.

Nesse sentido, visando à formação de profissionais que demandem o domínio da língua estudada e suas culturas para atuar como professores, pesquisadores, críticos literários, intérpretes, revisores de textos, roteiristas, secretários, assessores culturais, entre outras atividades, o curso de Letras - Inglês da FASS deverá contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

  1. Domínio do uso da Língua Inglesa, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;

  2. Domínio teórico e crítico dos componentes fonológico, morfossintático, léxico e semântico da língua inglesa;

  3. Reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;

  4. Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;

  5. Preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho;

  6. Percepção de diferentes contextos interculturais;

  7. Utilização dos recursos da informática;

  8. Domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;

  9. Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.

 

O resultado do processo de aprendizagem deverá ser a formação de profissional que, além da base específica consolidada, esteja apto a atuar, interdisciplinarmente, em áreas afins. Deverá ter, também, a capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes que compõem a formação universitária em Letras. O profissional de Letras deverá, ainda, estar compromissado com a ética, com a responsabilidade social e educacional, e com as consequências de sua atuação no mundo do trabalho. Finalmente, deverá ampliar o senso crítico necessário para compreender a importância da busca permanente da educação continuada e do desenvolvimento profissional.

Na política de formação ao magistério para a Educação Básica do curso de Letras - Inglês FASS, são estabelecidas as seguintes bases norteadoras:

  • A formação docente;

  • A valorização da profissão docente;

  • A colaboração constante entre a instituição e os órgãos públicos da sua região de abrangência;

  • A garantia de padrões de qualidade do curso;

  • A articulação entre teoria e prática;

  • A equidade e a articulação entre a formação inicial e a formação continuada;

  • A compreensão dos docentes como agentes de soluções socioeducacionais;

  • A liberdade de aprender e de ensinar.

 

Assim sendo, os princípios para a formação do egresso, do presente curso, têm como alvo principal: o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização. Essas competências são enfatizadas para formação do professor de Língua Inglesa, de modo a qualificá-lo para atuar de forma coerente dentro das novas diretrizes educacionais.

Assim, o Licenciado em Letras - Inglês terá formação geral, humanista, técnica, crítica, reflexiva e ética, qualificadora da intervenção profissional fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética em todos os campos de intervenção profissional correlata.

 

MERCADO DE TRABALHO:

A FASS visa proporcionar aos seus egressos ferramentas para a prática de todas as profissões da área de Letras - Inglês, de maneira ética e condizente com os valores sociais e de forma que o profissional formado possa atuar nas mais diversas áreas de atuação da sua formação.

Os mesmos, ao cumprirem os requisitos legais, poderão atuar nas seguintes atividades:

    • Magistério da Educação Básica e Superior

    • Ensino em escola de línguas

    • Revisor textual

    • Pesquisador

    • Crítico literário

    • Intérprete

    • Escritor

    • Produtor

    • Consultor Cultural

 

Diante do contexto analisado, o Curso de Licenciatura em Letras - Inglês da FASS tem por objetivo, por meio do processo de ensino-aprendizagem, desenvolver nos alunos as competências requeridas dos licenciados nessa área do conhecimento, dentro da expectativa do mercado supracitada.

Quanto aos egressos, a FASS tem entre seus focos principais, sua inserção no mercado de trabalho e, para tanto, promoverá constantemente programas especiais de capacitação, serviços técnicos e de consultoria e a realização de treinamentos, encontros e workshops com profissionais da área.

 

COORDENAÇÃO DO CURSO:

A coordenação do curso de Letras-Inglês da FASS é exercida pelo seguinte profissional:

Nome:Giselle Ribeiro dos Santos Fernandes

Titulação: Mestre

 

Pós-graduada no Curso de Especialização em Letras Estrangeiras Modernas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Campus Cabedelo; Graduada em Letras-Inglês pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) campus João Pessoa; Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Manaíra - PB na EMEF Cícero Rabêlo Nogueira; Foi bolsista PIBID Letras-Inglês no âmbito do letramento crítico em escolas estaduais de ensino médio de João Pessoa; Foi bolsista no Projeto Apoio Pedagógico às atividades de Língua Portuguesa (leitura e escrita), Matemática, Ciências e Inglês desenvolvidas por alunos do ensino fundamental fomentado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa - PB. Tem experiência no ensino de língua inglesa em todo ensino básico, pré-vestibular e cursos de línguas.

 

DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO:

DIRETOR(A) GERAL

Dr. Gabriel Rodrigues Neto

 

GERENTE FINANCEIRO

Italo Ramalho da Silva

 

SECRETÁRIA ACADÊMICA

Professora Ma. Thais Rodrigues e Rodrigues

 

REGIMENTO GERAL DA INSTITUIÇÃO:

(Clique Aqui)

 

COMPONENTES CURRICULARES:

 

PRIMEIRO SEMESTRE

Disciplina

Carga Horária

Teórica

Prática

Total

Créditos

Metodologia da Pesquisa Científica

80

-

80

4

Introdução à Linguística

80

-

80

4

Língua Inglesa I

80

-

80

4

Estudos Literários em Língua Estrangeira

80

-

80

4

Teoria do Texto Dramático

40

-

40

2

Atividades Extensionistas I

-

40

40

2

Atividades Complementares I

-

(25)

-

-

TOTAL

360

40

400

20

 

SEGUNDO SEMESTRE

Disciplina

Carga Horária

Teórica

Prática

Total

Créditos

Fundamentos Psicológicos 

80

-

80

4

Estudos Socioantropológicos 

80

-

80

4

Língua Inglesa II

80

-

80

4

Teorias da Linguística I

80

-

80

4

Teoria do Texto Poético

40

-

40

2

Atividades Extensionistas II

-

40

40

2

Atividades Complementares II

-

(25)

-

-

TOTAL

360

40

400

20

 

TERCEIRO SEMESTRE

Disciplina

Carga Horária

Teórica

Prática

Total

Créditos

Oficina para Práticas de Linguagem

40

40

80

4

Leitura e Produção de Textos em Língua Inglesa I

80

-

80

4

Língua Inglesa III

80

-

80

4

Teorias da Linguística II

80

-

80

4

Teoria do Texto Narrativo

40

-

40

2

Atividades Extensionistas III

-

40

40

2

Atividades Complementares III

-

(25)

-

-

TOTAL

320

80

400

20

 

 

QUARTO SEMESTRE

 

Disciplina

Carga Horária

Teórica

Prática

Total

Créditos

Políticas e Organização da Educação Básica

80

-

80

4

Língua Inglesa IV

80

-

80

4

Teorias da Linguística III

80

-

80

4

Leitura e Produção de Textos em Língua Inglesa II

80

-

80

4

Pesquisa Aplicada

40

-

40

2

Atividades Extensionistas IV

-

40

40

2

Atividades Complementares IV

-

(25)

-

-

TOTAL

360

40

400

20

 

QUINTO SEMESTRE

Disciplina

Carga Horária

Teórica

Prática

Total

Créditos

Didática

80

-

80

4

Língua Inglesa V

80

-

80

4

Cultura dos Povos de Língua Inglesa

80

-

80

4

Literaturas de Língua Inglesa I

80

-

80

4

Introdução aos Estudos da Tradução

40

-

40

2

Atividades Extensionistas V

-

40

40

2

Atividades Complementares V

-

(25)

-

-

TOTAL

360

40

400

20

 

SEXTO SEMESTRE

 

Disciplina

Carga Horária

Teórica

Prática

Total

Créditos

Literaturas de Língua Inglesa II

80

-

80

4

Língua Inglesa VI

80

-

80

4

Fonética e Fonologia da Língua Inglesa

80

-

80

4

Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS

80

-

80

4

Optativa I

40

-

40

2

Estágio Supervisionado I

-

150

150

-

Atividades Extensionistas VI

-

40

40

2

Atividades Complementares VI

-

(25)

-

-

TOTAL

360

190

550

20

  

SÉTIMO SEMESTRE

 

Disciplina

Carga Horária

Teórica

Prática

Total

Créditos

Língua Inglesa VII

80

-

80

4

Literaturas de Língua Inglesa III

80

-

80

4

Estudos avançados em Tradução

80

-

80

4

Optativa II

40

-

40

2

Trabalho de Conclusão de Curso I

40

40

80

4

Estágio Supervisionado II

-

150

150

-

Atividades Extensionistas VII

-

40

40

2

Atividades Complementares VII

-

(25)

-

-

TOTAL

320

230

550

20

 

OITAVO SEMESTRE

Disciplina

Carga Horária

Teórica

Prática

Total

Créditos

Língua Inglesa VIII

80

-

80

4

Literaturas de Língua Inglesa IV

80

-

80

4

Trabalho de Conclusão de Curso II

40

40

80

4

Fundamentos, Políticas e Práticas na Perspectiva da Educação Inclusiva

40

-

40

2

Optativa III

40

-

40

2

Estágio Supervisionado III

 

150

150

-

Atividades Extensionistas VIII

-

40

40

2

Atividades Complementares VIII

-

(25)

-

-

TOTAL

320

230

510

18