Letras
FORMAÇÃO: Licenciatura em Letras – Inglês
CARGA HORÁRIA: 3.610 horas-aula
DURAÇÃO: 4 anos (8 semestres letivos)
MODALIDADE: Presencial
TURNO: Noturno
ATO AUTORIZATIVO DO MEC: Portaria nº 207 de 21 de maio de 2024
Valor de Matrícula: 1.195,00 R$
* Matrícula 50% de DESCONTO, valor: 597,5
Valor de Mensalidade: 1.160,00 R$
* Mensalidade 25% de DESCONTO, valor: 870,00 R$
* Mensalidade 30% de DESCONTO, 2 graduação, alunos e familiares do IJSF: 812,00 R$
Email: letras@faculdadefass.edu.br
Contato: (83) 99693-0163
Coordenador: Esp. Giselle Ribeiro dos Santos Fernandes
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4855260569561385
SOBRE O CURSO:
A Licencitura em Letras-Inglês da FASS pretende formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, com ênfase na língua inglesa, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.
O objetivo acima se desdobra nas seguintes intenções:
-
Promover uma conscientização linguística e condições de criticidade, quanto à utilização da língua inglesa, de maneira que o aprendente desenvolva capacidade crítica sobre tudo aquilo que venha a conhecer, quer pela leitura quer pela audição de textos e argumentos que lhe sejam apresentados.
-
Desenvolver novos conhecimentos quanto ao ensino e aprendizagem da língua inglesa e de suas respectivas literaturas.
-
Qualificar docentes da educação básica, na ministração da língua inglesa, bem como das literaturas a ela relacionadas.
-
Proporcionar a oportunidade de o acadêmico integrar a teoria e a prática no transcorrer da sua graduação em Letras - Inglês.
-
Possibilitar ampla visão do saber linguístico, de modo que o egresso do curso possa especializar-se posteriormente em áreas correlatas, tanto em pesquisa em Educação ou Educação Linguística, como na pesquisa em Língua Inglesa e suas literaturas.
-
Promover iniciação científica com acesso pleno a todos os acadêmicos do curso.
-
Desenvolver valores estéticos, políticos e éticos nos futuros profissionais, capazes de orientar pedagogicamente sua práxis, contribuindo para a consolidação de uma educação independente.
-
Permitir ao acadêmico do curso de Letras - Inglês, uma plena e constante relação com as novas tecnologias disponibilizadas nesta tão importante área do conhecimento.
Os objetivos do curso de graduação em Letras - Inglês da FASS contemplam um alinhamento pleno entre o que estabelece sua estrutura curricular, o contexto educacional proposto pela instituição, as realidades locais e regionais, bem como as novas tecnologias no campo do conhecimento relacionado ao curso, e ainda o próprio perfil do egresso, conforme se pode ver a seguir.
PERFIL DO EGRESSO:
Seguindo as prescrições estabelecidas nas normativas do Ministério da Educação (Parecer CNE/CES nº 492/2001 e Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro 2019), o graduado em Letras, tanto em língua materna quanto em língua estrangeira clássica ou moderna, deverá ser identificado por múltiplas competências e habilidades adquiridas durante sua formação acadêmica convencional, teórica e prática, ou fora dela.
Nesse sentido, visando à formação de profissionais que demandem o domínio da língua estudada e suas culturas para atuar como professores, pesquisadores, críticos literários, intérpretes, revisores de textos, roteiristas, secretários, assessores culturais, entre outras atividades, o curso de Letras - Inglês da FASS deverá contribuir para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:
-
Domínio do uso da Língua Inglesa, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
-
Domínio teórico e crítico dos componentes fonológico, morfossintático, léxico e semântico da língua inglesa;
-
Reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
-
Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
-
Preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho;
-
Percepção de diferentes contextos interculturais;
-
Utilização dos recursos da informática;
-
Domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;
-
Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.
O resultado do processo de aprendizagem deverá ser a formação de profissional que, além da base específica consolidada, esteja apto a atuar, interdisciplinarmente, em áreas afins. Deverá ter, também, a capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes que compõem a formação universitária em Letras. O profissional de Letras deverá, ainda, estar compromissado com a ética, com a responsabilidade social e educacional, e com as consequências de sua atuação no mundo do trabalho. Finalmente, deverá ampliar o senso crítico necessário para compreender a importância da busca permanente da educação continuada e do desenvolvimento profissional.
Na política de formação ao magistério para a Educação Básica do curso de Letras - Inglês FASS, são estabelecidas as seguintes bases norteadoras:
-
A formação docente;
-
A valorização da profissão docente;
-
A colaboração constante entre a instituição e os órgãos públicos da sua região de abrangência;
-
A garantia de padrões de qualidade do curso;
-
A articulação entre teoria e prática;
-
A equidade e a articulação entre a formação inicial e a formação continuada;
-
A compreensão dos docentes como agentes de soluções socioeducacionais;
-
A liberdade de aprender e de ensinar.
Assim sendo, os princípios para a formação do egresso, do presente curso, têm como alvo principal: o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, analisá-las e selecioná-las; a capacidade de aprender, criar, formular, ao invés do simples exercício de memorização. Essas competências são enfatizadas para formação do professor de Língua Inglesa, de modo a qualificá-lo para atuar de forma coerente dentro das novas diretrizes educacionais.
Assim, o Licenciado em Letras - Inglês terá formação geral, humanista, técnica, crítica, reflexiva e ética, qualificadora da intervenção profissional fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética em todos os campos de intervenção profissional correlata.
MERCADO DE TRABALHO:
A FASS visa proporcionar aos seus egressos ferramentas para a prática de todas as profissões da área de Letras - Inglês, de maneira ética e condizente com os valores sociais e de forma que o profissional formado possa atuar nas mais diversas áreas de atuação da sua formação.
Os mesmos, ao cumprirem os requisitos legais, poderão atuar nas seguintes atividades:
-
Magistério da Educação Básica e Superior
-
Ensino em escola de línguas
-
Revisor textual
-
Pesquisador
-
Crítico literário
-
Intérprete
-
Escritor
-
Produtor
-
Consultor Cultural
Diante do contexto analisado, o Curso de Licenciatura em Letras - Inglês da FASS tem por objetivo, por meio do processo de ensino-aprendizagem, desenvolver nos alunos as competências requeridas dos licenciados nessa área do conhecimento, dentro da expectativa do mercado supracitada.
Quanto aos egressos, a FASS tem entre seus focos principais, sua inserção no mercado de trabalho e, para tanto, promoverá constantemente programas especiais de capacitação, serviços técnicos e de consultoria e a realização de treinamentos, encontros e workshops com profissionais da área.
COORDENAÇÃO DO CURSO:
A coordenação do curso de Letras-Inglês da FASS é exercida pelo seguinte profissional:
Nome:Giselle Ribeiro dos Santos Fernandes
Titulação: Mestre
Pós-graduada no Curso de Especialização em Letras Estrangeiras Modernas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Campus Cabedelo; Graduada em Letras-Inglês pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) campus João Pessoa; Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Manaíra - PB na EMEF Cícero Rabêlo Nogueira; Foi bolsista PIBID Letras-Inglês no âmbito do letramento crítico em escolas estaduais de ensino médio de João Pessoa; Foi bolsista no Projeto Apoio Pedagógico às atividades de Língua Portuguesa (leitura e escrita), Matemática, Ciências e Inglês desenvolvidas por alunos do ensino fundamental fomentado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa - PB. Tem experiência no ensino de língua inglesa em todo ensino básico, pré-vestibular e cursos de línguas.
DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO:
DIRETOR(A) GERAL
Dr. Gabriel Rodrigues Neto
GERENTE FINANCEIRO
Italo Ramalho da Silva
SECRETÁRIA ACADÊMICA
Professora Ma. Thais Rodrigues e Rodrigues
REGIMENTO GERAL DA INSTITUIÇÃO:
COMPONENTES CURRICULARES:
PRIMEIRO SEMESTRE
Disciplina | Carga Horária | |||
Teórica | Prática | Total | Créditos | |
Metodologia da Pesquisa Científica | 80 | - | 80 | 4 |
Introdução à Linguística | 80 | - | 80 | 4 |
Língua Inglesa I | 80 | - | 80 | 4 |
Estudos Literários em Língua Estrangeira | 80 | - | 80 | 4 |
Teoria do Texto Dramático | 40 | - | 40 | 2 |
Atividades Extensionistas I | - | 40 | 40 | 2 |
Atividades Complementares I | - | (25) | - | - |
TOTAL | 360 | 40 | 400 | 20 |
SEGUNDO SEMESTRE
Disciplina | Carga Horária | |||
Teórica | Prática | Total | Créditos | |
Fundamentos Psicológicos | 80 | - | 80 | 4 |
Estudos Socioantropológicos | 80 | - | 80 | 4 |
Língua Inglesa II | 80 | - | 80 | 4 |
Teorias da Linguística I | 80 | - | 80 | 4 |
Teoria do Texto Poético | 40 | - | 40 | 2 |
Atividades Extensionistas II | - | 40 | 40 | 2 |
Atividades Complementares II | - | (25) | - | - |
TOTAL | 360 | 40 | 400 | 20 |
TERCEIRO SEMESTRE
Disciplina | Carga Horária | |||
Teórica | Prática | Total | Créditos | |
Oficina para Práticas de Linguagem | 40 | 40 | 80 | 4 |
Leitura e Produção de Textos em Língua Inglesa I | 80 | - | 80 | 4 |
Língua Inglesa III | 80 | - | 80 | 4 |
Teorias da Linguística II | 80 | - | 80 | 4 |
Teoria do Texto Narrativo | 40 | - | 40 | 2 |
Atividades Extensionistas III | - | 40 | 40 | 2 |
Atividades Complementares III | - | (25) | - | - |
TOTAL | 320 | 80 | 400 | 20 |
QUARTO SEMESTRE
Disciplina | Carga Horária | |||
Teórica | Prática | Total | Créditos | |
Políticas e Organização da Educação Básica | 80 | - | 80 | 4 |
Língua Inglesa IV | 80 | - | 80 | 4 |
Teorias da Linguística III | 80 | - | 80 | 4 |
Leitura e Produção de Textos em Língua Inglesa II | 80 | - | 80 | 4 |
Pesquisa Aplicada | 40 | - | 40 | 2 |
Atividades Extensionistas IV | - | 40 | 40 | 2 |
Atividades Complementares IV | - | (25) | - | - |
TOTAL | 360 | 40 | 400 | 20 |
QUINTO SEMESTRE
Disciplina | Carga Horária | |||
Teórica | Prática | Total | Créditos | |
Didática | 80 | - | 80 | 4 |
Língua Inglesa V | 80 | - | 80 | 4 |
Cultura dos Povos de Língua Inglesa | 80 | - | 80 | 4 |
Literaturas de Língua Inglesa I | 80 | - | 80 | 4 |
Introdução aos Estudos da Tradução | 40 | - | 40 | 2 |
Atividades Extensionistas V | - | 40 | 40 | 2 |
Atividades Complementares V | - | (25) | - | - |
TOTAL | 360 | 40 | 400 | 20 |
SEXTO SEMESTRE
Disciplina | Carga Horária | |||
Teórica | Prática | Total | Créditos | |
Literaturas de Língua Inglesa II | 80 | - | 80 | 4 |
Língua Inglesa VI | 80 | - | 80 | 4 |
Fonética e Fonologia da Língua Inglesa | 80 | - | 80 | 4 |
Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS | 80 | - | 80 | 4 |
Optativa I | 40 | - | 40 | 2 |
Estágio Supervisionado I | - | 150 | 150 | - |
Atividades Extensionistas VI | - | 40 | 40 | 2 |
Atividades Complementares VI | - | (25) | - | - |
TOTAL | 360 | 190 | 550 | 20 |
SÉTIMO SEMESTRE
Disciplina | Carga Horária | |||
Teórica | Prática | Total | Créditos | |
Língua Inglesa VII | 80 | - | 80 | 4 |
Literaturas de Língua Inglesa III | 80 | - | 80 | 4 |
Estudos avançados em Tradução | 80 | - | 80 | 4 |
Optativa II | 40 | - | 40 | 2 |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 40 | 40 | 80 | 4 |
Estágio Supervisionado II | - | 150 | 150 | - |
Atividades Extensionistas VII | - | 40 | 40 | 2 |
Atividades Complementares VII | - | (25) | - | - |
TOTAL | 320 | 230 | 550 | 20 |
OITAVO SEMESTRE
Disciplina | Carga Horária | |||
Teórica | Prática | Total | Créditos | |
Língua Inglesa VIII | 80 | - | 80 | 4 |
Literaturas de Língua Inglesa IV | 80 | - | 80 | 4 |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 40 | 40 | 80 | 4 |
Fundamentos, Políticas e Práticas na Perspectiva da Educação Inclusiva | 40 | - | 40 | 2 |
Optativa III | 40 | - | 40 | 2 |
Estágio Supervisionado III |
| 150 | 150 | - |
Atividades Extensionistas VIII | - | 40 | 40 | 2 |
Atividades Complementares VIII | - | (25) | - | - |
TOTAL | 320 | 230 | 510 | 18 |