Educação Física

           FORMAÇÃO: Bacharelado em Educação Física

           CARGA HORÁRIA: 3.200 horas-aula

           DURAÇÃO: 4 anos (8 semestres letivos)

           MODALIDADE: Presencial

           TURNO: Noturno

           ATO AUTORIZATIVO DO MEC: Portaria nº 207 de 21 de maio de 2024

           Valor de Matrícula: 1.370,00 R$

            Matrícula 50% de DESCONTO, valor: 685,00


           Valor de Mensalidade: 1.350,00 R$

            Mensalidade 26% de DESCONTO, valor: 999,00 R$

             * Mensalidade 30% de DESCONTO,  2 graduação, alunos e familiares do IJSF: 945,00 R$ 


Email: edfisica@faculdadefass.edu.br
Contato: (83) 99693-0163
Coordenador: Dr. Gabriel Rodrigues Neto
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7806200010176114

 

FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO!

Manual do candidato

SOBRE O CURSO:

O Bacharelado em Educação Física da FASS pretende promover a formação crítica e humanística de profissionais bacharéis em Educação Física, para atuarem no mercado em conformidade com a legislação vigente, sendo capazes de compreender e intervir profissionalmente, dentro dos preceitos científicos e éticos consagrados, na realidade social a partir das diversas manifestações da cultura dos movimentos físicos.

 

O objetivo acima se desdobra nas seguintes intenções:

  • Promover o pensamento crítico e reflexivo de métodos e técnicas para intervir nas práticas corporais de movimento a partir de distintas perspectivas: saúde, lazer, educação, cultura, gestão, estética, rendimento;

  • Qualificar profissionais de Educação Física que se caracterizam pela promoção e desenvolvimento de atitudes éticas, bem como da autonomia intelectual, criatividade e criticidade referente ao conhecimento e atuação profissional;

  • Promover a formação profissional científica e cultural de bacharéis em Educação Física, para que possam desenvolver práticas corporais de movimento com pessoas com deficiências ou não, nos alcances de rendimento dos diferentes grupos de crianças, jovens, adultos, idosos, considerando a diversidade cultural dos mesmos;

  • Propiciar vivências interdisciplinares, acadêmicas, científicas e extensionistas nas áreas de conhecimento da Educação Física, fomentando a produção de conhecimento científico;

  • Incentivar e contribuir para a formação continuada de profissionais em Educação Física;

  • Desenvolver no aluno, juntamente com o conhecimento teórico, habilidades práticas que permitam a conjugação eficaz e o domínio das teorias e técnicas físicas esportivas e de lazer;

  • Incentivar o estudo dos fenômenos físico-corporais, a construção do processo de saúde e lazer, de forma a poder aplicar as técnicas da Educação Física de modo efetivo e adequado às realidades sociais;

  • Estimular o estudo da Ciência da Educação Física nas diversas formas que se apresenta na realidade em que se revela, com ênfase nas questões que permeiam a realidade social local regional;

  • Capacitar os alunos para as pertinentes demandas da realidade onde a Instituição está inserida;

  • Estimular a pesquisa e a extensão, visando à produção e a divulgação do conhecimento da Educação Física.

 

Os objetivos do curso de graduação em Educação Física da FASS contemplam um alinhamento pleno entre o que estabelece sua estrutura curricular, o contexto educacional proposto pela instituição, as realidades locais e regionais, bem como as novas tecnologias no campo do conhecimento relacionado ao curso, e ainda o próprio perfil do egresso, conforme se pode ver a seguir.

 

PERFIL DO EGRESSO:

A formação do profissional da Educação Física FASS tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

O egresso do Curso de Educação Física FASS é um profissional com sólidos conhecimentos teóricos, fortalecidos pela efetiva prática profissional, com postura reflexiva e visão crítica e, após o processo formativo, sintetizará atributos de conduta pessoal e de habilidades que lhe atribuirão a capacidade de atuar com desenvoltura nos diversos desafios da carreira profissional. Essas habilidades e competências constituem um perfil projetado para o egresso do Curso, como a seguir descrito:

  • Formação de cunho humanístico, interdisciplinar e crítico, unindo ao conhecimento de cunho generalista um conhecimento científico e técnico com o aprofundamento necessário à boa formação geral e à potencialização para o exercício futuro de atividades acadêmicas ou da carreira socioprofissional;

  • Consciência de valores ético-políticos na consideração da estrutura da sociedade em que atuará, e a convicção de que, na sua hierarquia, domina o referencial da dignidade humana; ou seja, alia o senso ético-profissional à responsabilidade social;

  • Atitude de compreensão dos fatos sociais, dos contextos e das conjunturas, em decorrência de uma visão universalizada dos fenômenos e da atualização de informações pertinentes à sua área de atuação;

  • Preparação cidadã, pela qual o educando a apresente em comportamentos participativos na vida social, que contribuam à melhoria da vida em geral, e que também permitam uma apreensão, transmissão crítica e produção criativa das políticas sociais, não só em seu próprio processo de educação ao longo da vida, como para a transformação de sua localidade, região e país. Em síntese, uma visão atualizada de mundo e, em particular, uma consciência solidária dos problemas de seu tempo e de seu espaço;

  • Preparação técnica que o capacite a conhecer os fundamentos históricos e a evolução do conhecimento sócio-político e cultural; capacidade de selecionar, com coerência e efetividade, os meios, os processos e recursos inerentes à sua habilitação profissional, para aplicar solução eficaz e justa aos casos que lhe sejam submetidos;

  • Capacidade de atuar com desenvoltura na comunicação com profissionais de áreas conexas e afins, contribuindo para a solução de problemas nas esferas socioculturais, preferencialmente com relação aos problemas da gestão do desenvolvimento sustentável;

  • Domínio das mais modernas tecnologias de informação e de comunicação e do uso de ferramentas de alta tecnologia para acesso e disseminação de informações de última geração e exercício ágil da profissão;

  • Compreensão do caráter interdisciplinar e/ou transdisciplinar que integra as diversas atividades do curso e do exercício multiprofissional, cada vez mais presente no encaminhamento de soluções de problemas concretos, especialmente aquela voltada para a gestão do desenvolvimento sustentável urbano e rural, que demanda o concurso de profissionais de variadas especialidades;

  • Capacidade de dar encaminhamento prático e de permanentemente ser capaz de teorizar essa prática, dando-lhe um conteúdo crítico e transformador;

  • Abertura para a promoção de investigações permanentes em todas as suas aplicações no âmbito das demandas sociais e dos conceitos em geral;

  • Disposição para a capacitação e qualificação continuada, com a consciência de que uma carreira profissional é sempre uma trajetória social e, por isso, deverá acompanhar as constantes transformações das sociedades global, regional e local.

 

A formação do Bacharel em Educação Física deverá ser concebida, planejada, operacionalizada e avaliada, qualificando-o para a intervenção profissional em treinamento esportivo, orientação de atividades físicas, preparação física, recreação, lazer, cultura em atividades físicas, avaliação física, postural e funcional, gestão relacionada com a área de Educação Física, além de outros campos relacionados às prática de atividades físicas, recreativas e esportivas; visando a aquisição e desenvolvimento dos seguintes conhecimentos, atitudes e habilidades profissionais.

 

Competências a serem desenvolvidas

A sociedade brasileira torna-se cada vez mais complexa em decorrência de diversos fatores, podendo-se destacar, dentre outros, a revolução tecnológica e sua interferência no processo assistencial e na qualidade de vida da população. Também a complexidade socioeconômica tem exigido novos graus de especialização funcional e técnica dos profissionais do Curso de Educação Física, necessários para atender a demanda pelo exercício profissional nas suas diferentes áreas de trabalho. Desta forma, é preciso formar bacharéis com sólida base acerca dos fatores e princípios gerais da Educação Física.

Para que o egresso alcance o perfil desejado, o Curso de Educação Física FASS, em consonância com a Resolução CNE/CES nº 6, de 18 de dezembro de 2018 e o Parecer CNE/CES nº 218, de 21 de maio de 2020, proporciona condições para que seus alunos desenvolvam as seguintes competências e habilidades:

  • Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;

  • Pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões da motricidade humana e movimento humano, cultura do movimento corporal, atividades físicas, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas, da dança, visando à formação, à ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;

  • Intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, bem como em todas as manifestações do esporte e considerar a relevância social, cultural e econômica do alto rendimento esportivo e no campo da cultura e do lazer;

  • Participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição, de planejamento e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação não escolar, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;

  • Diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas e/ou esportivas e/ou de cultura e de lazer;

  • Conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos seus diversos campos de intervenção, exceto no magistério da Educação Básica;

  • Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional; e

  • Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as maneiras de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional.

 

Assim, o Bacharel em Educação Física terá formação geral, humanista, técnica, crítica, reflexiva e ética, qualificadora da intervenção profissional fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética em todos os campos de intervenção profissional da Educação Física.

 

MERCADO DE TRABALHO:

A FASS visa proporcionar aos seus egressos ferramentas para a prática de todas as profissões da área da Educação Física, de maneira ética e condizente com os valores sociais e de forma que o profissional formado possa atuar nas mais diversas áreas de atuação da sua formação.

Os mesmos, ao cumprirem os requisitos legais, poderão atuar nas seguintes atividades:

    • Magistério da Educação Física na Educação Superior

    • Personal Trainer

    • Phisical coah

    • Academias de preparação física (enquanto proprietário)

    • Academias de preparação física (enquanto colaborador)

    • Atividades pertinentes em órgãos públicos

    • Atividades pertinentes em empresas em geral

    • Técnico de equipes esportivas

    • Treinador

    • Atividades diversas no campo dos esportes, do lazer e da saúde

 

Há que se destacar que o bacharel em Educação Física zela bem-estar físico e emocional de indivíduos e coletividades. Esse profissional possui um vasto campo de atuação, seja como autônomo, seja no serviço público, em empresas particulares ou instituições sem fins lucrativos. Organizações de vários setores precisam de preparadores físicos para adequar suas atividades aos princípios da saúde e do desenvolvimento sustentável.

Diante do contexto analisado, o Curso de Educação Física tem por objetivo, por meio do processo de ensino-aprendizagem, desenvolver nos alunos as competências requeridas dos bacharéis nessa área do conhecimento, dentro da expectativa do mercado supracitada.

Quanto aos egressos, a FASS tem entre seus focos principais, sua inserção no mercado de trabalho e, para tanto, promoverá constantemente programas especiais de capacitação, serviços técnicos e de consultoria e a realização de treinamentos, encontros e workshops com profissionais da área.

 

COORDENAÇÃO DO CURSO:

A coordenação do curso de Educação Física da FASS é exercida pelo seguinte profissional:

Nome: Dr. Gabriel Rodrigues Neto

Titulação: Doutor

 

É Doutor em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. É mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Biodinâmica do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É especialista em Fisiologia do Exercício pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP). É graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É Diretor Geral da Faculdade Socorro Soares (FASS). Atualmente é professor das Faculdades de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (FACENE / FAMENE), no qual faz parte do Programa de Pós-Graduação a nível Mestrado Profissional em Saúde da Família. É autor da GUIDELINE intitulada: BLOOD FLOW RESTRICTION EXERCISE POSITION STAND: Considerations of Methodology, Application and Safety. Publicou 97 artigos científicos, um livro, 15 capítulos de livros, mais de 75 trabalhos em anais de congressos nacionais e internacionais e é revisor de 37 periódicos científicos nacionais e internacionais. É membro do corpo editorial da revista Motricidade (http://revistas.rcaap.pt/motricidade/about/editorialTeam), da revista de Ciências da Saúde Nova Esperança (https://revista.facene.com.br/index.php/revistane/about/editorialTeam), do periódico International Journal of Sport Studies for Health (https://brieflands.com/journals/international-journal-of-sport-studies-for-health/boards_and_committees) e do Journal of Endocrinology and Diabetes Mellitus (https://synergypublishers.com/ebm-jedm/). Tem experiência em Cineantropometria Metabólica, Morfológica e Neuromuscular, Treinamento de Força, Kaatsu Training (restrição de fluxo sanguíneo), Bioestatística e Pesquisa. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8477-1993

 

DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO:

DIRETOR(A) GERAL

Dr. Gabriel Rodrigues Neto

 

GERENTE FINANCEIRO

Italo Ramalho da Silva

 

SECRETÁRIA ACADÊMICA

Professora Ma. Thais Rodrigues e Rodrigues

 

REGIMENTO GERAL DA INSTITUIÇÃO:

(Clique Aqui)

 

COMPONENTES CURRICULARES:

PRIMEIRO SEMESTRE

Disciplina

Carga Horária

Teórica

Prática

Total

Aulas

Introdução à Educação Física

40

-

40

2

Anatomia Humana e Funcional

40

40

80

4

Futebol e Futsal

40

40

80

4

Fundamentos de Filosofia

40

-

40

2

Antropologia e Diversidade Cultural

40

-

40

2

Estilo de Vida, Saúde e Meio Ambiente

40

40

80

4

Atividades Extensionistas I

-

40

40

2

Atividades Complementares I

-

(20)

-

-

TOTAL

240

160

400

20

 

SEGUNDO SEMESTRE

Disciplina

Carga Horária

Teórica

Prática

Total

Aulas

Lazer e Recreação

20

20

40

2

Fisiologia Humana e Biofísica

40

40

80

4

Atividades Aquáticas

40

40

80

4

Crescimento e Desenvolvimento Humano

40

40

80

4

Fundamentos Científicos

40

-

40

2

História e Cultura Afro Brasileira e Indígena

40

-

40

2

Atividades Extensionistas II

-

40

40

2

Atividades Complementares II

-

(20)

-

-

TOTAL

220

180

400

20

 

TERCEIRO SEMESTRE

Disciplina

Carga Horária

Teórica

Prática

Total

Aulas

Atividades de Dança

20

20

40

2

Handebol

40

40

80

4

Aprendizagem Motora

40

40

80

4

Fisiologia do Exercício

40

40

80

4

Psicologia do Esporte

40

-

40

2

Primeiros Socorros

20

20

40

2

Atividades Extensionistas III

-

40

40

2

Atividades Complementares III

-

(20)

-

-

TOTAL

200

200

400

20

 

QUARTO SEMESTRE

Disciplina

Carga Horária

Teórica

Prática

Total

Aulas

Treinamento Desportivo

40

40

80

4

Basquetebol

40

40

80

4

Biomecânica e Cinesiologia

40

40

80

4

Saúde Coletiva e Atividades Físicas

20

20

40

2

Cineantropometria

40

40

80

4

Atividades Extensionistas IV

-

40

40

2

Atividades Complementares IV

-

(20)

-

-

TOTAL

180

220

400

20

 

QUINTO SEMESTRE

Disciplina

Carga Horária

Teórica

Prática

Total

Aulas

Voleibol

40

40

80

4

Empreendedorismo e Gestão de Eventos Esportivos

40

40

80

4

Nutrição no Esporte

40

-

40

2

Legislação e Ética Aplicada

80

-

80

4

Políticas Públicas em Esporte e Lazer

40

-

40

2

Ginástica Laboral

20

20

40

2

Estágio Curricular Supervisionado I

 

(180)

(180)

-

Atividades Extensionistas V

-

40

40

2

Atividades Complementares V

-

(20)

-

-

TOTAL

260

140

400

20

 

SEXTO SEMESTRE

Disciplina

Carga Horária

Teórica

Prática

Total

Aulas

Atletismo

40

40

80

4

Atividades Físicas em Academia

40

40

80

4

Novas Abordagens em Educação Física

40

40

80

4

Educação Física adaptada

20

20

40

2

Musculação

40

40

80

4

Estágio Curricular Supervisionado II

-

(180)

(180)

-

Atividades Extensionistas VI

-

40

40

2

Atividades Complementares VI

-

(20)

-

-

TOTAL

180

220

400

20

 

SÉTIMO SEMESTRE

Disciplina

Carga Horária

Teórica

Prática

Total

Aulas

Artes Marciais

40

40

80

4

Prescrição de Exercícios para Grupos Especiais

40

40

80

4

Marketing Esportivo

40

-

40

2

Estágio Curricular Supervisionado III

-

(180)

(180)

-

Atividades Físicas junto à Natureza

20

20

40

2

Trabalho de Conclusão de Curso I

40

40

80

4

Optativa I

40

-

40

2

Atividades Extensionistas VII

-

40

-

2

Atividades Complementares VII

-

(20)

-

-

TOTAL

220

180

400

20

 

OITAVO SEMESTRE

Disciplina

Carga Horária

Teórica

Prática

Total

Aulas

Treinamento Individualizado

40

-

40

2

Processo de Envelhecimento e Educação Física

40

-

40

2

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

40

40

80

4

Projeto Integrador Interdisciplinar

40

40

80

4

Estágio Curricular Supervisionado IV

-

(180)

(180)

-

Trabalho de Conclusão de Curso II

40

40

80

4

Optativa II

40

-

40

2

Atividades Extensionistas VIII

-

40

-

-

Atividades Complementares VIII

-

(20)

-

-

TOTAL

240

160

400

20